A função do sistema circulatório é de levar material nutritivo que foi absorvido pela digestão de alimentos pra todas ás células do nosso corpo. O sangue possui células de defesa orgânica contra substâncias e conduz hormônios desde os órgãos endócrinos até a estrutura alvo.
As trocas entre o sangue e os tecidos vão ocorrer entre extensas redes de vasos de calibre reduzido e de paredes muito finas, chamados de capilares. Por meio de permeabilidade seletiva, que se processa através de fenômenos físico-químicos complexos, o material nutritivo e o oxigênio passam dos capilares aos tecidos e resíduos metabólicos e gás carbônico passam dos tecidos para os capilares.
Estruturas do coração:
Pericárdio: é formado por 2 camadas > fibrosa e serosa. Na parte serosa temos 2 tipos: parietal (que está aderido à parede fibrosa do pericárdio) e visceral (que está aderido no coração). Entre essas duas camadas, temos a cavidade pericárdica que contém líquido. Esse líquido facilita a contração fazendo com que o coração "deslize" entre as camadas do pericárdio seroso, limitando a sua expansão. Ou seja, o pericárdio seria um saco com paredes escorregadias que envolve o coração.
Miocárdio: é a parte muscular, extremamente vascularizada. O miocárdio só funciona com o sistema aeróbio, ou seja, ele precisa de oxigênio. Quando tem ausência de oxigênio, ocorre o fenômeno conhecido como infarto do miocárdio, que acontece devido a necrose das células do miocárdio.
Endocárdio: é a parte mais interna, fina e lisa.
Morfologia Interna do coração
Internamente, o coração é dividido em 4 câmaras: 2 átrios e 2 ventrículos. O que separa essas câmaras são o septo atrioventricular, septo interventricular e septo interatrial.
O fluxo sanguíneo dentro do coração ocorre apenas de átrio para ventrículo e nunca ao contrário. Por causa disso, o septo atrioventricular é extremamente importante, pois, ele possui valvas atrioventriculares. A valva atrioventricular esquerda é composta por 2 válvulas ou cúspides (bicúspide ou mitral) e a direita é composta por 3 válvulas (tricúspide). Essas valvas são responsáveis por não deixar acontecer refluxo sanguíneo, ou seja, o sangue ir do ventrículo para o átrio. Como isso ocorre? Na sístole, que é quando acontece a contração do ventrículo, essas valvas são presas e fechadas por cordas tendíneas em músculos papilares, que são projeções do miocárdio.
Vasos da base do coração
Pra começar falando de vasos do coração, devemos lembrar de uma dica: tudo o que sai é artéria e tudo que chega é veia. Sabendo disso, podemos afirmar que, o fluxo sanguíneo é sempre veia > átrio > ventrículo > artéria. Exemplificando melhor: as veias chegam nos átrios e artérias saem dos ventrículos.
ATENÇÃO
Não devemos confundir essa regra de que, veia chega e artéria sai, com artéria carrega sangue arterial e veia carrega sangue venoso, porque isso NÃO é correto.
Uma dica valiosa e correta é lembrar que em todo lado esquerdo do coração corre sangue rico em oxigênio e no lado direito, sangue rico em gás carbônico.
Veia cava superior: leva sangue rico em gás carbônico dos membros superiores para o átrio direito.
Veia cava inferior: leva sangue rico em gás carbônico dos membros inferiores para o átrio direito.
Veias pulmonares: leva sangue rico em oxigênio dos pulmões para o átrio esquerdo.
Tronco pulmonar: leva sangue rico em gás carbônico do ventrículo direito para os pulmões.
Artéria aorta: leva sangue do ventrículo esquerdo para todo o corpo.
Resumão:
O sangue pobre em oxigênio e rico em gás carbônico chega no átrio direito via veia cava inferior e superior. Durante a diástole, o átrio direito bombeia pro ventrículo direito via valva tricúspide o sangue ainda pobre de oxigênio. Durante a sístole, o ventrículo bombeia o sangue pros pulmões através do tronco pulmonar, que é composto por 4 artérias pulmonares, 2 pra cada pulmão. O sangue chega nos pulmões via artérias pulmonares onde é oxigenado por capilares (vasos de calibres menores responsáveis pela troca gasosa). O sangue volta pro coração via veias pulmonares chegando no átrio esquerdo, este agora, rico em oxigênio. É bombeado então, para o ventrículo esquerdo via valva mitral. Quando ocorre a sístole, o ventrículo esquerdo, rico em oxigênio, joga o sangue para artéria aorta que vai distribuir sangue oxigenado por todo o corpo.
Oi, estou fazendo um trabalho de anatomia e gostaria de saber se ,posso usar sua imagem das valvas do coração?
ResponderExcluir