Resumo: Pleiotropia e Interação Gênica



A pleiotropia é quando 1 par de alelos determina vários caracteres.  Exemplo: existem 2 variedades de cebola, uma avermelhada e outra branca. O mesmo gene que determina o tom avermelhado da cebola, também dá resistência ao ataque de determinados parasitas.

A interação gênica é quando vários alelos determinam 1 caraterística. Existem 2 tipos de interações gênicas:

Interação Epistática: é quando um gene "inibe" a ação de outro gene. O gene que inibe é chamado de epistático e o que é inibido, é chamado de hipostático. E nessa interação existe 2 tipos de epistasia:
  • Epistasia Dominante: ocorre quando o alelo dominante de um par de genes, inibe a ação de alelos de outro par. (Cuidado para não confundir com alelo dominante, pois, este apenas inibe a ação de seu próprio alelo). Exemplo:

  • Epistasia recessiva duplicada: ocorre quando dois alelos recessivos (aa) inibem a ação de outro par de alelos de cromossomos homólogos (B ou b), e ao mesmo tempo, o par de alelos bb inibem a ação dos alelos A e a. Exemplo:

Interação Não Epistática: é quando 1 caráter tem 4 fenótipos (e ninguém inibe ninguém). Exemplo:


Exercícios

1. (FATEC-SP) Pares de genes, com segregação independente, podem agir, conjuntamente, na determinação de uma mesma característica fenotípica. Este fenômeno é conhecido como:

a) interação gênica.
b) epistasia.
c) herança quantitativa.
d) poligenia.
e) dominância completa.

Resposta: letra A

2. (ACAFE-SC) Os fenótipos para a forma dos frutos da abóbora podem ser: discóide ou alongada. A forma discóide dos frutos da abóbora é condicionada pelo genótipo A_B_; a forma alongada por aabb. Do cruzamento de abóboras discóides, ambas heterozigotas, espera-se que nasçam:

a) somente abóboras discóides.
b) 50% AaBb e 50% aabb.
c) abóboras discóides e alongadas.
d) 75% A_B_ e 25% a_B_.
e) somente abóboras discóides heterozigotas.

Resposta: letra C

3. (UNIFOR-CE) Na moranga, a cor dos frutos deve-se às seguintes combinações de genes:

B_aa = amarelo B_A_ = branco
bbA_ = branco bbaa = verde

Estas informações permitem concluir que o gene:

a) A é epistático sobre seu alelo.
b) B é epistático sobre A e sobre a.
c) a é hipostático em relação a A.
d) b é hipostático em relação a B.
e) A é epistático sobre B e sobre b.

Resposta: letra E

4. (STA.CASA-SP) Admita que em certos animais de laboratório o gene “A” condicione cor preta de pelagem e seja dominante sobre o seu alelo “a”, que condiciona a cor marrom. O gene “E” não alelo de “A”, e localizado em diferentes autossomos, condiciona cor branca de pelagem, em homozigose ou heterozigose, tendo pois efeito epistático sobre os genes “A” e “a”. Um animal preto, filho de pais brancos, é retrocruzado com sua mãe e tem 20 descendentes com as três cores de pelagem citadas. Quantos devem ser brancos?

a) 2
b) 8
c) 10
d) 4
e) 5

Resposta: letra C

Gostou do blog? Curta a fanpage!

Google +

Jackeline Bianc

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comentarios

1 comentários: