Vimos até aqui, que o alelo dominante se destaca sobre o alelo recessivo. Porém, ocorre também casos de dominância incompleta e codominância.
Dominância Incompleta
Apresentam um fenótipo intermediário diante de um gene heterozigoto. Por exemplo, a planta boca-de-leão. Se cruzarmos a flor branca com a vermelha, resulta numa flor cor-de-rosa.
Nesse caso, não se usa letra maiúsculas ou minúsculas para representar os alelos, mas sim uma letra maiúscula com outra maiúscula subscrita:
Flor branca: CBCB
No cruzamento entre vermelhas e brancas puras, a geração 1 é 100% rosa e cruzando a geração F1, a proporção é de 1:2:1, 1 vermelha, 2 rosas e 1 branca.
Codominância
Neste caso, nenhum alelo possui dominância sobre o outro. O exemplo mais comum é o Sistema MN do sangue, que são tipos de aglutinogênios (Ag) contidos no sangue.
O aglutinogênio M: AgMAgM
O aglutinogênio N: AgNAgN
O aglutinogênio MN: AgMAgN
Exercícios
a) 25% preto, 50% azuis, 25% branco
b) 25% preto, 25% azuis, 50% branco
c) 25% brancos, 25% azuis, 50% pretos
d) 25% brancos e 75% pretos
e) 25% brancos e 75% azuis
a) 1 : 3 : 1 e 3 : 1
b) 1 : 2 : 1 e 1 : 2 : 1
c) 1 : 1 : 2 e 1 : 1 : 1
d) 1 : 3 : 1 e 3 : 1 : 3
e) 1 : 1 : 1 e 3 : 1
3. A prole de um macho de plumagem branca com uma fêmea de plumagem preta é cinza. A explicação mais simples para este padrão de herança é
A) pleiotropia.
B) segregação independente.
C) dominância incompleta.
D) heterose.
E) desequilíbrio de ligação.
4. Cruzamentos entre galinhas provenientes de linhagens puras para a cor daplumagem, respectivamente, preta e branca, produziram apenas descendentes complumagem azulada. Estas aves cruzadas entre si geraram descendentes complumagem preta, branca e azulada na proporção 1 : 2 : 1. Este exemplo é umcaso de
A) epistasia dominante.
B) epistasia recessiva.
C) dominância incompleta.
D) dominância completa.
E) pleiotropia
Respostas:
1. letra A
2. letra B
3. letra C
4. letra C
Gostou do blog? Curta a fanpage!
0 comentários:
Postar um comentário