Resumo: Métodos Contraceptivos e DSTs

  Métodos Contraceptivos

Existem contraceptivos reversíveis e irreversíveis. O êxito dos anticoncepcionais dependem unicamente da pessoa que o utiliza, tal como, uso correto.

  • O preservativo ou camisinha, é o mais usado, é eficaz e além disso, impede a transmissão de doenças.
  • O diafragma, é usado no colo do útero, e precisa de ajuda de um ginecologista para colocar do modo correto.
  • Os espermicidas, é uma substância que elimina os espermatozoides, mas não impede a transmissão de doenças.
  • A pílula anticoncepcional, é um inibidor de hormônios que impede a ovulação, mas não impede a transmissão de doenças.
  • O coito interrompido, é a interrupção do ato sexual no momento que a ejaculação está prestes a acontecer. Método arriscado, pois, pode ocorrer a secreção de líquido seminal antes, com possibilidade de gravidez. Não impede a transmissão de doenças.
  • A abstinência, é quando a mulher controla a temperatura basal (do seu metabolismo) durante a ovulação, determinando seu período fértil. 
  • A tabelinha, é quando a mulher tem o ciclo menstrual regular e pode calcular o seu período fértil. Método arriscado, pois, pode ocorrer alteração hormonal, estresse e vários outros fatores que desregulam o ciclo.
  • A pílula do dia seguinte, provoca a menstruação imediata e perda do endométrio, evitando a nidação.
  • O DIU, mesmo que ocorra a fecundação, esse aparelho que é colocado pelo ginecologista, faz com que o embrião não se implante no útero, sendo degenerado.
  • Vasectomia, é um procedimento cirúrgico, que corta o canal deferente, impedindo a passagem dos espermatozoides.
  • Laqueadura, também um procedimento cirúrgico, que corta as tubas uterinas, impedindo que os espermatozoides cheguem nos óvulos.

Doenças Sexualmente Transmissíveis

Tais doenças que serão citadas, algumas podem ser transmitidas também por transfusão de sangue e por meio do parto natural. O único método de não contrair é usando o preservativo, nos atos sexuais.

  • Aids, ou, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida: provocada pelo vírus HIV, ele ataca os glóbulos sanguíneos chamados de linfócitos T, que são as células de defesa. Destruindo essas células, o organismo da pessoa fica imunodeficiente, ou seja, permite o estabelecimento de doenças oportunistas, como infecções, tuberculose, gripe, etc; que podem levar à morte. 
  • Gonorreia: causada pela bactéria Neisseria gonorrhoea, que cresce facilmente em áres quentes e úmidas do útero, tubas uterinas e uretra, também se desenvolve na boca, ânus, olhos e garganta. A doença é tratada com antibióticos.
  • Sífilis: causada pela bactéria Treponema palidum, é uma doença grave e possui 3 estágios: sífilis primária: com lesões indolores, sífilis secundária: lesões pequenas e avermelhadas nos pés e nas mãos e sífilis terciária: pode atacar o cérebro, vísceras, olhos e ossos. Se não tratada adequadamente, pode levar à demência, cegueira e morte. O tratamento é feito por antibióticos
  • Tricomoníase: causada pelo protozoário Trychomonas vaginalis, que habita a vagina, mas o homem também pode contrair. Os sintomas são coceiras e corrimentos vaginal ou uretral. O tratamento é feito com medicamentos para combater o protozoário e os sintomas. 
  • Cancro mole: causado pela bactéria Haemophilus ducreyi, conhecida também como cavalo. Aparecem feridas dolorosas com base mole. Se não tratada, a doença pode evoluir para úlceras purulentas (pus) e complicações agudas na área afetada. Tratada com antibióticos.
  • Pediculose Pubiana: causada por um inseto, chamado de chato ou piolho pubiano (Phthirus pubis), que fica na virilha, grandes lábios ou saco escrotal. Os sintomas incluem intensa coceira, alergia e vermelhidão. O tratamento consiste na remoção química ou manual dos parasitas e boa higiene. 
  • Herpes genital: causada por vírus que manifesta seus sintomas na virilha, pênis, grandes e pequenos lábios e região perianal. Aparecem bolhas amareladas e podem estourar, gerando feridas. Não existe cura, mas tem medicamentes que alivia a dor e diminui as cicatrizes das lesões. 
  • Linfogranuloma venéreo: causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, forma-se no local de entrada, pequenas lesões, que, se não tratadas, evolui para um segundo estágio, aparecendo um inchaço doloroso nos gânglios da virilha, conhecida como, bubão inguinal. Tratada com antibióticos.
  • Condiloma acuminado: conhecida como crista-de-galo ou verruga genital, causada pelo vírus HPV. Os sintomas são o aparecimento de verrugas parecidas com couve-flor, na região genital, ânus e áreas próximas. Se não tratada, pode evoluir para câncer de colo do útero, de pênis ou de ânus. Pode ser transmitido mesmo com a camisinha.

Exercícios



1. (UERJ) A pílula anticoncepcional contém os hormônios estrogênio e progesterona, que agem sobre a hipófise alterando os níveis de liberação dos seguintes hormônios: folículo estimulante (FSH) e luteinizante (LH).

No gráfico abaixo, são mostradas as variações das concentrações de FSH e de LH durante um ciclo menstrual de 28 dias de uma mulher que não usa anticoncepcionais.


Analise o ciclo menstrual de uma mulher que não faz uso de pílula

Considere agora uma mulher que utilize esse método anticoncepcional na prescrição usual: uma pílula por dia ao longo de 28 dias.

Os valores sanguíneos dos hormônios FSH e LH, durante o ciclo menstrual dessa mulher, estão apresentadas em:



2. Sabemos que a pílula anticoncepcional combinada é formada por dois hormônios sintéticos semelhantes aos hormônios femininos. Quais são eles?

a) Testosterona e estrogênio.
b) Progesterona e ocitocina.
c) Progesterona e testosterona.
d) Estrogênio e progesterona.
e) Testosterona e ocitocina.

3. (FATEC – 2008) As pílulas estão entre os métodos contraceptivos mais utilizados pelas mulheres, apesar de seus possíveis riscos à saúde. Normalmente, elas contêm uma combinação de substâncias sintéticas análogas ao estrógeno e à progesterona e, se tomadas regularmente, as taxas desses hormônios se mantêm elevadas no sangue, impedindo a gravidez. Isso ocorre porque os hormônios contidos na pílula:

a) impedem a elevação das taxas de FSH e LH, que são hormônios hipofisários que desencadeiam a ovulação.
b) impedem a nidação, uma vez que estimulam a descamação do endométrio.
c) reduzem as taxas do hormônio gonadotrofina coriônica, responsável pela manutenção da gravidez.
d) regulam o ciclo da mulher, permitindo que ela saiba exatamente quando vai ovular e, dessa forma, evitando relações nesse período.
e) impedem o desenvolvimento do feto, funcionando como método contraceptivo de emergência.

4. (PUC-MG) As pílulas anticoncepcionais femininas possuem substâncias que:

a) provocam a morte dos espermatozóides na entrada do colo do útero.
b) inibem o batimento flagelar dos espermatozóides.
c) tornam a parede do óvulo impenetrável para o espermatozóide.
d) provocam o fechamento das tubas uterinas.
e) impedem a ocorrência do fenômeno da ovulação.

5. (UFC – 2005) A pílula do dia seguinte é composta de hormônios, os mesmos da pílula anticoncepcional comum, só que em doses mais elevadas. Essa medicação surgiu como método emergencial para evitar a gravidez quando outros métodos anticoncepcionais falharam ou não estavam disponíveis ou quando a mulher foi vítima de estupro. Esta pílula deve ser tomada o mais rápido possível e seu mecanismo de ação depende do período do ciclo em que a mulher toma o produto. Acerca do assunto, analise as afirmativas a seguir.

I. Esta pílula pode conter somente estrógeno, estrógeno e progesterona ou somente progesterona.
II. A pílula pode impedir a fecundação ou a implantação do ovo.
III. Depois de 72 horas da relação sexual, a eficácia da pílula diminui e ela pode não ser um método confiável.

Assinale a alternativa correta.
A) Somente I é verdadeira.
B) Somente II é verdadeira.
C) Somente III é verdadeira.
D) Somente I e II são verdadeiras.
E) I, II e III são verdadeiras.

6. Sobre o uso de métodos contraceptivos e as doenças sexualmente transmissíveis, marque a alternativa INCORRETA:

a) A camisinha é um método que previne a gravidez, além de proteger contra algumas doenças sexualmente transmissíveis.
b) O uso de anticoncepcionais orais, além de prevenir a gravidez, é eficaz na proteção contra DSTs.
c) De todos os métodos contraceptivos, a camisinha é o mais eficaz na proteção contra DSTs.
d) Algumas doenças sexualmente transmissíveis podem ser evitadas com medidas de higiene.

7. A respeito das doenças sexualmente transmissíveis, marque a questão correta:

a) Todas as doenças sexualmente transmissíveis são caracterizadas pelo aparecimento de lesões.
b) A camisinha só é eficiente como método para proteger contra a gravidez.
c) Uma mulher grávida pode transmitir uma doença sexualmente transmissível ao seu filho.
d) Toda DST é transmitida exclusivamente por relação sexual.
e) A AIDS, a sífilis, a gonorreia e a anemia são doenças sexualmente transmissíveis.

8. O HIV é o vírus causador da AIDS. Essa doença ataca o sistema imunológico, deixando a pessoa mais suscetível a doenças chamadas de oportunistas. As células mais atingidas por esse vírus são:

a) Hemácias.
b) Plaquetas.
c) Linfócitos T.
d) Linfócitos B.
e) Macrófagos.

Respostas: (selecione a tarja)

1. letra C
2. letra C
3. letra A
4. letra E
5. letra E
6. letra B
7. letra C 
8. letra C 

Gostou do blog? Curta a fanpage!
Google +

Jackeline Bianc

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comentarios

2 comentários: