Resumo: Conceito de gene e DNA



O termo "gene" foi proposto em 1909 pelo cientista dinamarquês Wilhem Ludvig Johannsen (1857-1927). 
Após a descoberta da natureza química do material genético por diversos pesquisadores e da elucidação do modelo da estrutura molecular do DNA por James Watson e Francis Crick em 1952, a definição de gene foi ampliada. Atualmente, o gene é definido como um fragmento de DNA que codifica com molécula de RNA mensageiro, um outro tipo de ácido nucleico. 
A molécula de DNA (desoxirribonucleico) é formada por duas longas cadeias dispostas em forma de dupla-hélice, e cada cadeia apresenta uma sequência de nucleotídeos. Os nucleotídeos são formados por fosfato, desoxirribose (tipo de açúcar) e bases nitrogenadas, as quais podem ser de quatro tipos:

  • Adenina (A)
  • Timina (T)
  • Citosina (C)
  • Guanina (G)
A adenina está alinhada por ligações de nitrogênio com a Timina, (A-T), enquanto as citosinas ligam com a guanina (C-G).


Existem cinco tipos principais de bases nitrogenadas: adenina, guanina, ­­­­­citosina, timina e uracila. As duas primeiras possuem um duplo anel de átomos de carbono e derivam de uma substância chamada purina, sendo, por isso, denominadas bases purínicas ou púricas. As outras três derivam de outro composto com apenas um anel de carbono, chamado pirimidina, e são denominadas bases pirimidínicas ou pirimídicas.

A relação entre os genes e as proteínas, foi inicialmente estudada pelos pesquisadores George Beadle, Boris Ephrussi e Edward Tatum. Os três formularam uma teoria chamada de "um gene, uma enzima", evidenciando a importância dos genes no controle da síntese de proteínas, que compõem as enzimas.
Hoje sabe-se que algumas proteínas são codificadas por mais de um gene.
A sequência de DNA que corresponde a um gene, também chamada de sequência gênica, é transcrita em outro tipo de ácido nucleico, o RNA mensageiro, o qual carrega o código de uma proteína, molécula sintetizada nos ribossomos situados no citoplasma da célula.

Projeto Genoma Humano

Com o objetivo de identificar o conjunto de genes humanos, na década de 1990 teve início o Projeto Genoma Humano. Centros de pesquisa de 18 países participaram do projeto, que mapeou mais de 30 mil genes e foi um marco na história da genética.
O conhecimento dos genes humanos e de suas funções poderá ser utilizado no diagnóstico precoce de doenças hereditárias, na identificação de fatores genéticos associados à predisposição a certas doenças, na produção de medicamentos e no tratamento médico individualizado.
O Projeto Genoma do Câncer Humano é um exemplo de pesquisa em genômica no Brasil. Neste projeto, pesquisadores identificaram alguns genes associados aos tumores mais comuns. Os resultados das pesquisas permitiram desenvolver novos tratamentos e diagnósticos precoces da doença.


Exercícios

1. (PUC-PR) No esquema abaixo sobre a estrutura do DNA, os números 1, 2 e 3 representam, respectivamente:




a) Base nitrogenada, desoxirribose e fosfato;
b) Base nitrogenada, fosfato e desoxirribose;
c) Fosfato, desoxirribose e base nitrogenada;
d) Fosfato, base nitrogenada e desoxirribose;
e) Desoxirribose, fosfato e base nitrogenada.

Resposta: letra C

2. (Uerj) “Testes genéticos: a ciência se antecipa à doença. Com o avanço no mapeamento de 100 mil genes dos 23 pares de cromossomos do núcleo da célula (Projeto Genoma, iniciado em 1990, nos EUA), já é possível detectar por meio de exames de DNA (ácido desoxirribonucleico) a probabilidade de uma pessoa desenvolver doenças [...].” (O Globo, 10/08/1997).

Sabe-se que o citado mapeamento é feito a partir do conhecimento da sequência de bases do DNA. O esquema abaixo que representa o pareamento típico de bases encontradas na molécula de DNA é:

a) b)

c) d)

Resposta: letra A

3. Assinale a alternativa que contém as palavras que completam a frase abaixo:

Existem cinco tipos principais de bases nitrogenadas: adenina, ______________, ­­­­­citosina, __________ e uracila. As duas primeiras possuem um duplo anel de átomos de carbono e derivam de uma substância chamada ____________, sendo, por isso, denominadas bases ______________.

a) Guanina, timina, purina, púricas.
b) Timina, guanina, pirimidina, púricas.
c) Timina, guanina, pirimidina, púricas.
d) Timina, guanina, púricas, pirimídicas.
e) Guanina, timina, purina, pirimidina.

Resposta: Letra A

4. As bases nitrogenadas podem ser divididas em bases púricas e pirimídicas. Assinale a alternativa que contém os nomes das bases pirimídicas.

a) Adenina, citosina e timina;
b) Adenina, timina e uracila;
c) Guanina, timina e uracila;
d) Citosina, timina e uracila;
e) Citosina, timina e guanina.

Resposta: Letra D

Gostou do blog? Curta a fanpage!

Google +

Jackeline Bianc

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comentarios

5 comentários:

  1. Quais os últimos avanços genético na produção de enzima Gal sintética? ??

    ResponderExcluir
  2. Quais os últimos avanços genético na produção da enzima galt sintética. ..para correção de galactossemia

    ResponderExcluir
  3. Quais os últimos avanços genético na produção da enzima galt sintética. ..para correção de galactossemia

    ResponderExcluir
  4. Quais os últimos avanços genético na produção de enzima Gal sintética? ??

    ResponderExcluir