Resumo: Segunda Lei de Mendel


Após Mendel ter trabalhado analisando cada característica das ervilhas, ele resolveu observar simultaneamente a cor e a textura da semente.
A cor amarela das ervilhas são condicionadas pelo alelo V e a cor verde pelo v. Já a textura lisa é condicionada pelo alelo R e a textura rugosa pelo r. Obtendo, indivíduos com genótipo Vv e Rr e fenótipo amarelo e liso. 
No experimento, Mendel utilizou uma linhagem homozigota de ervilhas amarelas e lisas VVRR e cruzou com outra linhagem homozigota de ervilhas verdes e rugosas, vvrr. Na geração F1, foi observado que 100% das ervilhas eram amarelas e lisas. Essa mesma geração foi autofecundada gerando então, a geração F2,  que resultou em 4 fenótipos numa proporção de 9: 3: 3: 1. Sendo, 9 amarelas lisas, 3 amarelas rugosas, 3 verdes lisas e 1 verde rugosa.


A curiosidade de Mendel não parou por aí. Ele refez o experimento, mas dessa vez, cada característica separadamente. E encontrou a proporção de 3:1 na geração F2. A mesma proporção que ele tinha observado na Primeira Lei.
Assim, Mendel concluiu que, a textura e a cor da semente não dependem uma da outra, ou seja, o cruzamento é feito de maneira independente. Essa ideia ficou conhecida como Lei da Segregação Independente ou Segunda Lei de Mendel.

Quando Mendel realizou esses experimentos, ele não tinha ideia do que era meiose. Então, somente após anos de especializações na genética e na citologia que outros cientistas puderam compreender melhor suas ideias.
Portanto, essa Lei se aplica na segregação de cromossomos homólogos durante a meiose.


Locus (plural de loci) foi o nome dado ao local onde um gene ocupa em um cromossomo. Genes alelos, então, ocupam o mesmo loci em cromossomos homólogos (ligados).

Dica: é chamado de cromossomo o primeiro círculo da imagem acima. No segundo círculo esses cromossomos foram duplicados, se tornando cromátides, quando se dividem, são chamados de cromossomos novamente.

A Segunda Lei de Mendel foi adaptada e possui a seguinte teoria: Pares de alelos que estão situados em cromossomos diferentes distribuem-se independentemente da meiose.


Identificação de gametas

Mendel também realizou um cruzamento tri-híbrido e até com mais características. Nesses casos, o uso do quadro de Punnett para fazer um cruzamento não é viável. É usado então, o diagrama ramificado que facilita a identificação de gametas, bem como determinar o fenótipo do indivíduo.
Exemplo:
Esse exemplo mostra como podemos identificar os gametos do genótipo AabbCcDd.

Ao fazer um diagrama ramificado, é importante lembrar de duas regras:
  • Quando os dois alelos de um gene são iguais, não há necessidade de abrir uma chave.
  • Gametas de tipos diferentes ocorrem sempre em igual probabilidade.

Como calcular quantos tipos de gametas são formados


Tipos de gametas = 2n, em que n é o número genes em heterozigose.
Exemplo: AaBbCc= tem 3 gametas em heterozigose, 2= 8 tipos de gametas formados.

Os tipos de gametas possíveis estão relacionados ao número em heterozigose e não ao número total de  genes em análise.
Outro exemplo: VvrrCcttBb
número de genes = 5, número de genes em heterozigose = 3, número de gametas possíveis = 2= 8.

Para que eu preciso calcular isso? 

Esse calculo é feito para facilitar o uso do diagrama, jogando a quantidade de gametas possíveis e identificando os gametas para realizar o cruzamento.

Exercícios

1. (Acafe-SC) De acordo com as leis de Mendel, indivíduos com genótipos

a) AaBb produzem gametas A, B, a e b.
b) AaBB produzem gametas AB e aB.
c) Aa produzem gametas AA, Aa e aa.
d) AA produzem gametas AA.
e) AABB produzem dois tipos de gametas.

Resposta: letra B

2. (UFC-CE) Um homem albino com sangue tipo AB casou-se com uma mulher normal também com sangue tipo AB. O casal pretende ter filhos. Qual a probabilidade de nascer uma criança albina do sexo masculino e com tipo sanguíneo AB, sabendo-se que a mãe é normal heterozigótica para albinismo?

a) 1/8.
b) 1/4.
c) 1/2.
d) 1/12.
e) 1/16.

Resposta: letra A

3. (UFRS)
Indivíduos com os genótipos AaBb, AaBB, AaBbCc, AaBBcc, AaBbcc podem formar, respectivamente, quantos tipos de gametas diferentes?
a) 4-4-8-8-8 
b) 4-2-8-4-4 
c) 2-4-16-8-8 
d) 4-2-8-2-4 
e) 2-4-16-4-8

Resposta: letra D

4. (UFPB)
Um indivíduo heterozigoto para dois pares de genes autossômicos, que apresentam segregação independente, casa-se com uma mulher homozigota recessiva para esses mesmos pares de genes. A probabilidade de nascer um filho genotipicamente igual ao pai, com relação ao par de genes considerado, é:

a) ½
b) ¼
c) 1/8
d) 1/12
e) 1/16

Resposta: letra B

5. (UFAL)
Em determinada raça animal, a cor preta é determinada pelo alelo dominante Me a marrom pelo alelo m; o alelo B condiciona padrão uniforme e o b, presença de machas brancas. Esses dois pares de alelos autossômicos segregam-se independentemente. A partir do cruzamento Mmbb x mmBb, a probabilidade de nascer um filhote marrom com manchas é:

a) 1/16
b) 3/16
c) ¼
d) ½
e) 3/4

Resposta: letra C

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Jackeline Bianc

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1 comentários:

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