Após a fecundação, a formação do zigoto ocorre na tuba uterina. O espermatozoide passa pela corona radiada e entra na zona pelúcida. O contato da cabeça do espermatozoide estimula a produção de enzimas digestivas. Esse processo de reação dissolve a zona pelúcida e ajuda o espermatozoide a chegar na membrana plasmática do ovócito secundário.
Nessa etapa começam as divisões celulares, transformando em mórula. As células que compõem a mórula são chamadas de blastômeros. Quando a mórula ainda não se tornou nada (tecido, orgão), é chamada de célula-tronco. As células-tronco que são utilizadas em pesquisas, são feitas em técnicas de fertilização em vitro e não são retiradas do embrião dentro da mãe.
A formação da blástula é quando as células da mórula vão para a periferia e forma uma cavidade, chamada de blastocele. As células só estão aumentando de quantidade, porém a blástula fica cada vez menor. Essa fase também pode ser usada como célula-tronco.
A formação da gástrula é quando as células que estavam na periferia começam a subir, processo denominado de envaginação, ou, epibolia. As células ficam na superfície e no interior, formando os tecidos, endoderme e ectoderme. O tecido ectoderme dá forma ao sistema nervoso e epitelial. O tecido endoderme forma o sistema digestório, respiratório, fígado e pâncreas. O arquêntero forma o intestino primitivo. A entrada da gastrula é chamada de blastóporo que forma a boca e o anus. Existe também a mesoderme que forma quase todas as estruturas. Nessa fase as células estão aumentando e crescendo.
A formação da nêurula é quando a ectoderme começa a envaginar, formando uma cavidade que dá origem ao tubo neural, que vai formar o sistema nervoso. Dentro da mesoderme forma uma cavidade que é chamada de celoma. Nessa fase, pode ocorrer um erro na formação do tubo neural que resulta em problemas no embrião, não desenvolvimento ou parcial do sistema nervoso e problemas de neurulação, anencefalia, encefalocele e mielomeningocele. Isso é causado por uma falta de ácido fólico na mulher durante a gravidez.
Exercícios
1. Recebe o nome de fecundação o evento em que o espermatozoide encontra-se com o ovócito secundário. Observe a figura a seguir e marque a alternativa que indica o número e o nome correto da estrutura onde normalmente ocorre o processo de fecundação.a) A fecundação ocorre na estrutura 1, chamada de ovário.
b) A fecundação ocorre na estrutura 2, chamada de útero.
c) A fecundação ocorre na estrutura 2, chamada de tuba uterina.
d) A fecundação pode ocorrer tanto na estrutura 3 como na 4, chamadas, respectivamente, de útero e vagina.
e) A fecundação ocorre na estrutura 3, chamada de útero.
a) Corona radiata.
b) Células foliculares.
c) Grânulos corticais.
d) Zona pelúcida.
e) Acrossomo.
3. A figura a seguir ilustra o processo de fecundação. Observe o esquema e marque a alternativa incorreta a respeito desse fenômeno.
Observe o esquema representando as etapas da ovulação
a) Em 1, o espermatozoide une-se à glicoproteína ZP3 e ocorre a indução para a liberação de enzimas.
b) Em 2, o espermatozoide lança enzimas que permitem a penetração na zona pelúcida.
a) Em 1, o espermatozoide une-se à glicoproteína ZP3 e ocorre a indução para a liberação de enzimas.
b) Em 2, o espermatozoide lança enzimas que permitem a penetração na zona pelúcida.
c) Em 3, o espermatozoide atinge a membrana plasmática do óvulo e ocorre a fusão das membranas.
d) Em 4, observa-se a fusão entre os dois grânulos corticais, o feminino e o masculino.
d) Em 4, observa-se a fusão entre os dois grânulos corticais, o feminino e o masculino.
Respostas (selecione a tarja verde)
1. letra C
2. letra D
3. letra D
Gostou do blog? Curta a fanpage!
0 comentários:
Postar um comentário