Resumo: Alelos Letais e Alelos Múltiplos (Sistema ABO)



Genes Letais

O geneticista francês Cuénot descobriu que nos camundongos, não sobrevivia os homozigotos dominantes AA, e a proporção de descendentes sempre era 2:1. Posteriormente, outros cientistas viram que esse gene era letal, e que o camundongo chegava a se formar porém morria dentro do útero.


Consideramos, então, genes letais aqueles alelos que se encontram, chegam a formar o indivíduo no útero, porém ele é incompatível com a vida, resultando na morte. Esse gene é desconsiderado quando o exercício pede a probabilidade de nascimento de tal fenótipo. Exemplo: qual a probabilidade de um casal de camundongos heterozigotos terem descendentes amarelos? A resposta seria 2/3.

Alelos Múltiplos

Os alelos múltiplos são mais de dois alelos que determinam uma única característica. Os exemplos mais comuns são os coelhos e o sistema ABO.

Pelagem dos coelhos: 
A cor dos pelos dos coelhos é determinada por apenas um gene que apresenta quatro formas alélicas.


Sistema ABO
As diferenças dos tipos sanguíneos deve-se a dois tipos de proteínas: as dissolvidas no plasma (aglutinina) e as que ficam na membrana das hemácias (aglutinogênio).


O genótipo do tipo A pode ser IAIA ou IAi;
O genótipo do tipo B pode ser IBIB ou IBi;
O genótipo do tipo AB é IAIB;
O genótipo do tipo O é ii.

Na transfusão de sangue é importante saber que, se uma pessoa tipo A receber sangue tipo B, seu corpo não irá reconhecer a proteína e irá gerar anticorpos contra esse tipo de sangue. 
Chamamos o Tipo O de doador universal, pois, ele não possui nenhuma proteína, ou seja, ele não se tornará um corpo estranho no organismo do indivíduo.
Chamamos o Tipo AB de receptor universal, pois, ele possui as 2 proteínas, assim, nenhum corpo é estranho a ele. 

Exercícios

1. Em determinado tipo de camundongo, a pelagem branca é condicionada pela presença do gene “A”, letal em homozigose. Seu alelo recessivo “a” condiciona pelagem preta. Para os filhotes vivos de um cruzamento de um casal de heterozigotos, esperam-se as seguintes proporções de camundongos de pelagem branca e preta, respectivamente:

a) 1/2 e ½ 
b) 1/4 e ¾ 
c) 2/3 e 1/3 
d) 3/4 e ¼

Resposta: letra C

2. Em camundongos o genótipo aa é cinza; Aa é amarelo e AA morre no início do desenvolvimento embrionário. Que descendência se espera do cruzamento entre um macho amarelo com uma fêmea amarela?

a) 1/2 amarelos e 1/2 cinzentos 
b) 2/3 amarelos e 1/3 cinzentos 
c) 3/4 amarelos e 1/4 cinzentos
d) 2/3 amarelos e 1/3 amarelos
e) apenas amarelos

Resposta: letra B

3. (MACKENZIE-SP) O primeiro filho de um casal é diagnosticado como portador da forma grave da anemia falciforme que, sem tratamento, é letal. Essa doença é causada por um gene HbS que apresenta uma relação de codominância com o gene HbA, responsável pela produção de hemoglobina normal. Sabendo que os indivíduos heterozigotos apresentam a forma branda da doença, assinale a alternativa correta. 

a) Um dos pais dessa criança pode ser normal para a anemia falciforme.
b) Não há probabilidade de esse casal vir a ter filhos normais.
c) Todo portador da forma branda da doença possui hemoglobina normal em seu sangue.
d) Todos os avós dessa criança são obrigatoriamente portadores da forma branda da doença.
e) Um dos pais dessa criança é obrigatoriamente homozigoto.

Resposta: letra C

4. (MACKENZIE-SP)
O primeiro filho de um casal é diagnosticado como portador da forma grave da anemia falciforme que, sem tratamento, é letal. Essa doença é causada por um gene HbS que apresenta uma relação de codominância com o gene HbA, responsável pela produção de hemoglobina normal. Sabendo que os indivíduos heterozigotos apresentam a forma branda da doença, assinale a alternativa correta. 

a) Um dos pais dessa criança pode ser normal para a anemia falciforme.
b) Não há probabilidade de esse casal vir a ter filhos normais.
c) Todo portador da forma branda da doença possui hemoglobina normal em seu sangue.
d) Todos os avós dessa criança são obrigatoriamente portadores da forma branda da doença.
e) Um dos pais dessa criança é obrigatoriamente homozigoto. 

Resposta: letra A

5. (MACKENZIE-SP) Uma mulher daltônica e pertencente ao tipo sanguíneo B, cujo irmão tem visão normal e pertence ao tipo O, casa-se com um homem de visão normal e pertencente ao tipo sanguíneo AB. A probabilidade de esse casal ter uma criança do sexo feminino, de visão normal e pertencente ao grupo sanguíneo A é de 

a) 1
b) 1/4
c) 3/4
d) 1/2
e) 1/8

Resposta: letra E

 Gostou do blog? Curta a fanpage!

Google +

Jackeline Bianc

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário