Resumo: Tecido Nervoso

Tecido Nervoso

O tecido nervoso é responsável por controlar todos os demais tecidos. Possui a função de captar, transmitir e integrar informações de todas as regiões do corpo.
As células nervosas, chamadas também de neurônios, são capazes de captar informações do meio e responder a elas por meio de impulsos nervosos. 
O Sistema Nervoso é dividido pelo Sistema Nervoso Central e pelo Sistema Nervoso Periférico.
O Sistema Nervoso Central humano é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal, integra e processa informações recebidas ou enviadas para o resto do corpo. Também é responsável pela memória, emoções e pensamentos.
O Sistema Nervoso Periférico é formado por nervos e gânglios, cuja função é conduzir informações entre o SNC e o resto do corpo.

Neurônios

São células especializadas em receber e transmitir estímulos. 
As principais regiões do neurônio, são:
  • Corpo celular: é a região onde se encontra o núcleo e a maioria das organelas citoplasmáticas.
  • Dendritos: são ramificações curtas e geralmente numerosas que ficam no corpo celular. Sua função é receber mensagens de outros neurônios.
  • Axônio: é a parte mais longa do neurônio. Podem possuir diversos tamanhos. Sua função é conduzir informações do corpo celular em direção aos outros neurônios.

Tipos de neurônios:
  • Aferentes, sensitivos ou sensoriais: recebem informações vindas de fora do corpo e as transmitem ao Sistema Nervoso Central.
  • Eferentes ou motores: transmitem as informações do Sistema Nervoso Central, por exemplo, para as glândulas e músculos.
  • Associativos ou interneurônios: são encontrados no encéfalo e na medula espinal e fazem conexão entre diversos tipos de neurônios.



Fibras nervosas

São axônios circundados por bainhas nervosas. Na maioria dos vertebrados, o axônio está circundado pelo estrato mielínico, substância que atua como isolante elétrico, uma vez que impedem o fluxo de cargas elétricas.


Condução Saltatória

Nas fibras mielinizadas, existem nós neurofibrosos. Nessas fibras, os impulsos se propagam apenas nesses nós. Esse tipo de propagação é chamado de condução saltatória, o que torna a velocidade da condução alta. Nas fibras não mielinizadas, a velocidade é lenta.


Nervo

É um conjunto de feixes de fibras que funciona como fonte de comunicação entre o Sistema Nervoso Central e as estruturas sensoriais e efetoras. Existem 3 tipos de nervos:
  • Nervos sensitivos: transmitem informações do meio externo e do interior do corpo para o SNC.
  • Nervos motores: conduzem dados do SNC para os órgãos efetores, como músculos e glândulas.
  • Nervos mistos: cumpre o papel dos dois.

Gliócitos

Também chamado de células de glia, são importantes para sustentação, nutrição, proteção e isolamento elétrico dos neurônios. Tipos de glia:
  • Microgliócitos: defesa dos neurônios, englobando microrganismos e restos de células mortas.
  • Oligodendrócitos: formam uma rede de sustentação em torno dos neurônios e produzem extrato mielínico dos axônios.
  • Ependimárias: revestem as cavidades do SNC, auxiliam na circulação e prduzem líquido cerebrospinal.
  • Astrócitos: ajudam a manter as condições químicas.

Impulso Nervoso

É a propagação elétrica ao longo do neurônio. 
Os neurônios têm maior concentração de potássio (K+) no meio interno e maior concentração de sódio (Ca+) no meio externo. A diferença de concentração é mantida pela bomba de sódio-potássio-ATPase, uma estrutura que "bombeia" os íons K+ para dentro e os Ca+ para fora.
Quando a célula encontra-se em "repouso", ou seja, sem estímulo, o lado externo concentra muita carga positiva e interna, muito carga negativa. A diferença de cargas é conhecida como potencial de repouso. 
A despolarização ocorre quando um neurônio recebe um estímulo, capaz de alterar a eletricidade na membrana do axônio. Por um tempo curto, a membrana volta em seu estado de repouso, processe de repolarização. 
A capacitação de polarizar e despolarizar a célula sucessivamente, é chamada de impulso nervoso.

Assista o vídeo para entender melhor:


Sinapses

São contatos estreitos entre as membranas de dois neurônios. 
O que acontece no segundo 0:30 no vídeo anterior é uma sinapse química.
É mediante a sinapse que o impulso nervoso é passado de célula a outra. Existem 2 tipos de sinapse:


  • Sinapse elétrica: permite a transmissão do impulso nervoso de uma célula para a outra pelo contato físico entre as membranas.
  • Sinapse química: não há contato físico entre as membranas, mas sim um estreito espaço entre elas, chamado de fenda sináptica. Nessa fenda, passam os neurotransmissores, os quais são sintetizados pelo neurônio e estimulam ou inibem o impulso nervoso.
Os neurotransmissores são armazenados em vesículas sinápticas, situadas no botões terminais do axônio. Quando o impulso nervoso chegam até esses botões, as vesículas fundem-se com a membrana e liberam o conteúdo na fenda sináptica. As substâncias desses neurotransmissores podem ser: adrenalina, noradrenalina, acetilcolina, dopamina e serotonina.

Exercícios

1. (UECE) Com relação às células nervosas, é correto afirmar:

a) nos vertebrados, além dos neurônios, o sistema nervoso é constituído por células glias, cuja função é dar sustentação aos neurônios.
b) os dendritos são prolongamentos dos neurônios cuja função é transmitir para outras células os impulsos nervosos produzidos pelo corpo celular.
c) os axônios são genericamente chamados de fibras celulares, cuja função é conectar os corpos celulares.
d) o impulso nervoso, ou sinapse nervosa, é transmitido de um neurônio para outro com o auxílio dos mediadores químicos.

Resposta: letra A

2. (Unirio-RJ) O sistema nervoso possui três componentes básicos, encéfalo, medula e nervos. Estes últimos fazem a ligação das outras duas estruturas com as diversas partes do corpo. Se desfiarmos um desses nervos, veremos que são constituídos de estruturas cilíndricas muito finas denominadas axônios, prolongamentos dos neurônios. Os outros dois componentes estruturais dos neurônios são:

a) o corpo celular e os dendritos
b) o corpo celular e as sinapses
c) os dendritos e as sinapses
d) os dendritos e as células da glia
e) as sinapses e as células da glia

Resposta: letra A

3. (CEFET-MG) O mecanismo de recepção e transmissão de estímulo nervoso se dá através de fibras nervosas mielínicas ou amielínicas, onde a rapidez de propagação difere entre elas. O fato de as fibras mielínicas propagarem o impulso nervoso mais rapidamente que as amielínicas, pode ser explicado pelas seguintes ocorrências:

I. despolarização da fibra nervosa no nódulo de Ranvier;
II. propagação saltatória dos impulsos na fibra nervosa;
III. propagação contínua dos impulsos ao longo da fibra nervosa;
IV . inversão de cargas iônicas na fibra nervosa, quando em repouso.

As afirmativas incorretas são apenas:
a) I e II
b) I e IV
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

Resposta: letra E

4. (UFOP/2005) As várias atividades do organismo dependem do perfeito funcionamento do sistema nervoso: os neurônios levam informações da periferia para o SNC e vice-versa. Para exercerem essas atividades, os neurônios apresentam certas características, que não estão bem definidas em:

a) As informações entre neurônios se dão por sinapses.
b) O impulso nervoso sempre é conduzido do corpo celular para o axônio, para passagem de informações entre neurônios.
c) Os neurotransmissores químicos estão sempre armazenados no corpo celular dos neurônios.
d) A bainha de mielina torna a condução do impulso nervoso mais rápida nos neurônios.

Resposta: letra C

Gostou do blog? Curta a fanpage!
Google +

Jackeline Bianc

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário