Vestibular 2015: Questões resolvidas de Biologia



Questão 1

 O gráfico a seguir mostra variações da quantidade de DNA por núcleo durante o ciclo celular de uma célula animal.




 Em qual dos períodos encontramos o cromossomo constituído por duas cromátides irmãs, cada uma contendo uma molécula de DNA, e a ocorrência da migração das cromátides-irmãs para os polos da célula, respectivamente?

A) T2 e T3.
B) T1 e T3.
C) T3 e T4.
D) T1 e T4.

 Resolução:
 A questão fala sobre divisão celular e as fases da interfase, que são: G1, S e G2. G1 e G2 são o intervalo de tempo e S é a síntese, ou seja, duplicação dos elementos. Na primeira fase (T1) a célula está em descanso, conforme mostra no gráfico a linha retilínea. Na segunda fase (T2) os elementos na célula são duplicados, quando a reta sobe. Na terceira fase, (T3) a célula entra em descanço novamente, e após isso acontece as fases da mitose (T4) dividindo os elementos, quando a linha cai.
 A questão pede que você encontre o período que o cromossomo tem duas cromátides irmãs, ou seja, quando elas já estão duplicadas e o período em que ocorrem a migração para os polos, ou seja, divisão. Encontramos então, respectivamente os períodos T3 e T4.

Resposta: C) T3 e T4. 



 Questão 2


Em uma determinada raça de cão há três possibilidades de cores de pelo: preta, amarela e marrom. O alelo M é responsável pela cor preta, e seu alelo recessivo, pela cor marrom. O gene E, não alélico de M, condiciona o depósito de pigmento preto ou marrom no pelo. Já o alelo recessivo (e) impede esse depósito, originando o pelo amarelo. No cruzamento entre dois cães dessa raça, um de pelo preto heterozigoto para os dois pares de genes e outro marrom descendente de uma mãe amarela, espera-se na descendência uma proporção fenotípica de:

A) 6 pretos: 2 amarelos.
B) 3 pretos: 3 marrons: 2 amarelos.
C) 3 pretos: 5 marrons.
D) 4 pretos: 3 marrons: 1 amarelo.

Resolução:

 Essa é uma questão de probabilidade, sendo assim, facilita separar os alelos e suas características.

 M → cor preta
 m → cor marrom
 E → cor preta ou marrom
 e → cor amarela

 No enunciado fala que o alelo recessivo "e" impede que o pigmento marrom ou preto seja depositado, deixando a cor amarela, ou seja, sempre que tiver esse alelo a cor vai ser amarela. Então no cruzamento de um cão com cor preta heterozigoto (alelos diferentes) nos dois pares de genes é MmMm e outro marrom (mE, ou mm, dá o mesmo resultado) descendente de mãe amarela (me) é mEme. Seguindo o quadro de Punnett:

         m      E      m      e

M      Mm   ME   Mm  Me

m      mm   mE   mm   me 

 Sendo assim: 2 Mm  cor preta
                       2 mm   cor marrom
                       ME   cor preta
                       Me    cor amarela
                       mE    cor marrom 
                       me     cor amarela
                        = 3 cor preta, 3 cor marrom, 2 cor amarela

Resposta: B) 3 pretos: 3 marrons: 2 amarelos.



 Questão 3

 Em 2014, a imprensa noticiou exaustivamente o surto de febre hemorrágica provocada pelo vírus ebola. A figura a seguir destaca como age e se espalha essa ameaça. 



A partir da análise da figura, considere as afirmativas a seguir. 
I. O vírus ebola utiliza o seu próprio metabolismo para impedir as células dendríticas de enviarem mensagens para alertar o sistema imunológico. 
II. O vírus ebola afeta a resposta imune do organismo. A infecção prejudica a mobilização imunológica e o corpo tem dificuldade para combater o vírus, que se multiplica a ponto de afetar os principais órgãos. 
III. A transmissão do ebola pode ocorrer pelo contato direto de bacilos presentes no sangue ou fluidos corporais de pessoas ou animais contaminados. 
IV. O vírus ebola ataca células humanas para injetar o seu genoma e as transforma em fábricas de novos vírus. Uma medida possível para combater a ação viral seria impedir a replicação da molécula de ácido nucleico do vírus.
 Assinale a alternativa que apresenta, apenas, as afirmativas corretas. 

A) II e IV. 
B) I, II e III. 
C) II, III e IV. 
D) I e IV.

Resolução:

 Essa é pura interpretação mas tome cuidado, pois, é nesse tipo de questão que vem os furos. Vamos analisar:
 A  afirmativa I está incorreta, porque, o vírus ebola não usa o metabolismo pra atacar o sistema imunológico e sim o seu genoma.
 A afirmativa II está correta.
 A afirmativa III está incorreta, porque os bacilos são bactérias, o que não tem nada a ver com o assunto. E no imagem fala que o contato é direto no sangue.
 A afirmativa IV está correta.

Resposta: A) II e IV.

 Questão 4

Uma espécie de tomateiro apresenta os genes A, D, E e F, ligados a um determinado cromossomo, que determinam a cor e textura das folhas, a morfologia do fruto e as cores do caule. As frequências de crossing-over encontradas nos cruzamentos testes para dois pares de genes foram:


Qual é a sequência desses genes localizados no mesmo cromossomo?

A) EFAD.
B) DEFA.
C) AFED.
D) FDEA.

Resolução:

 Nessa questão temos que analisar a distância entre os genes de acordo com a frequência de permutação. Lembre-se: quanto maior a porcentagem, maior a distância. Sendo assim:
F tem 20 UR de A, 14 UR de E e 9 UR de D.

 F       D                 E                      A
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬
          9                  14                     20


Resposta: D) FDEA

 Questão 5

 Hemácias humanas foram colocadas em três soluções com diferentes concentrações salinas (Soluções A, B e C) e as variações de seus volumes, após certo tempo, foram analisadas e ilustradas no gráfico a seguir.


 Em relação à tonicidade do citoplasma das hemácias humanas, as soluções A, B e C são, respectivamente, classificadas como 

A) hipotônica, hipotônica, isotônica. 
B) hipertônica, isotônica, hipotônica. 
C) hipotônica, isotônica, hipertônica. 
D) hipertônica, hipotônica, hipotônica.

Resolução:

 Bora resolver essa que é 90% de química.
 Pra quem (como eu) tem/teve dificuldade nessa matéria, vou colocar resuminhos pra entender melhor.
Tonicidade > permeabilidade seletiva de soluções.
Solução hipertônica >  tonicidade maior em relação ao do outro meio.
Solução hipotônica > tonicidade menor em relação ao do outro meio.
Isotônica > tonicidade igual em relação ao do outro meio.

 Se a solução é hipertônica e uma célula é jogada nesse meio, vai acontecer o que chamamos de crenação, ou seja, a célula vai perder água pro meio por osmose e vai enrugar. Logo, perdendo seu volume. No gráfico indicado pela solução C.
 Se a solução é hipotônica e uma célula é jogada nesse meio, a célula vai ganhar água por osmose e ficar inchada, ganhando volume. Representada pela Solução A no gráfico.
 Se a solução é isotônica e uma célula é jogada nesse meio, ela fica com a mesma tonicidade, sem ganhar ou perder volume. Solução B.

Resposta: C) hipotônica, isotônica, hipertônica.

Questão 6

As figuras a seguir representam o processo das clivagens iniciais do desenvolvimento embrionário em três organismos diferentes (I, II e III).

                         I                                                       II

                          III


 Qual alternativa apresenta a associação correta entre os processos de clivagens e o organismo correspondente? 
A) I – répteis; II – mamíferos; III – peixes. 
B) I – anfíbio; II – aves; III – artrópodes. 
C) I – artrópodes; II – répteis; III – aves. 
D) I – aves; II – artrópodes; III – mamíferos.

Resolução:

 Essa questão é bem chatinha pois a matéria é cheia de nomes e detalhes. Esclarecendo esses detalhes:
 Clivagem são divisões mitóticas de embriões. Essa divisão ocorre pra distribuir vitelo pelo ovo embrionário.
 Existem dois tipos de distribuição para quatro tipos de vitelos:
 Holoblasto (divisão total)
 >> Isolécito: igualmente espaçado, comum em: anelídeos, moluscos etc.
 >> Mesolécito: distribuído no polo vegetal (onde tem mais vitelos), comum em anfíbios.
 Meroblasto (divisão parcial)
 >> Telolécito (discoidal): denso na maior parte da célula, comum em aves, peixes, répteis etc 
 >> Centrolécito (superficial): centro do embrião, comum em insetos (artrópodes). 

 Na figura I vemos uma divisão holoblasta pois divide a célula inteira e mesolécita pois divide o polo vegetal (onde tem mais vitelos) do polo animal (menos vitelos). Portanto: anfíbios. 
 Na figura II vemos a divisão meroblasta pois divide parcialmente e telolécito pois só divide o disco germinativo. Portanto: aves.
 Na figura III vemos uma divisão holoblasta superficial, pois, no centro forma núcleos e eles migram para os polos. Portanto: artrópodes. 

Resposta: B) I – anfíbio; II – aves; III – artrópodes.

Questão 7 

Considere o quadro a seguir em que os algarismos romanos de I a IV representam os principais tecidos vegetais, e os algarismos arábicos de 1 a 4 indicam algumas características, a constituição e as funções desses tecidos.



Assinale a alternativa que associa, corretamente, esses tecidos vegetais, com suas respectivas características, constituição e funções. 

A) I 3, II 1, III 4 e IV 2. 
B) I 1, II 2, III 3 e IV 4. 
C) I 3, II 4, III 1 e IV 2. 
D) I 4, II 3, III 1 e IV 2.

 Resolução

  Essa é uma questão sobre a estrutura do tecido vegetal. Colênquima e esclerênquima são a sustentação de uma traqueófita.
 Resumo do que é importante lembrar:
 Colênquima: celulose nas paredes, tecido flexível, localizado externamente.
 Esclerênquima: rígido, impregnação de lignina e fibras. 
 Parênquima: tecidos condutores de sustentação, ou seja, preenchimento.
 Meristema primário: descendem diretamente da célula embrionária de uma semente. 

Resposta: C) I 3, II 4, III 1 e IV 2. 

 Questão 8

O quadro abaixo apresenta a distribuição de cinco alelos cujas combinações fenotípicas são responsáveis pela cor do olho em uma certa espécie de abelha.


 Com base nas informações do quadro, qual a ordem de dominância dos diferentes alelos? 

A) b p > bm > bn > bc > b. 
B) b m > bp > bn > bc > b. 
C) b m > bp > bc > b > bn . 
D) b p > b > bc > bn > bm .

 Resolução

 A ordem se baseia na maior dominância:

b m domina b, b p
b p domina b n e b c
b n domina b c e b
b c domina b
b

Resposta: B) b m > bp > bn > bc > b. 

Questão 9

A figura representa, esquematicamente, o ciclo de vida de Schistosoma mansoni.


A partir da análise do ciclo, considere as afirmativas a seguir.
I. A larva do esquistossomo que penetra ativamente pela pele ou pela mucosa das pessoas, infestando-as, é um protozoário flagelado denominado cercária. 
II. Na profilaxia dessa doença é importante construir redes de água e esgoto, exterminar o caramujo hospedeiro, bem como evitar o contato com águas possivelmente infestadas por cercárias. 
III. O caramujo Biomphalaria representa o hospedeiro intermediário das larvas ciliadas (miracídios). Estas originam, de modo assexuado, larvas dotadas de cauda (as cercárias). 
IV. A esquistossomose é ocasionada pela presença da larva do Schistosoma mansoni, e a infestação do homem é ocasionada pela ingestão de ovos do parasita liberados nas fezes de pessoas infectadas. Assinale a alternativa que apresenta, apenas, as afirmativas corretas. 

A) II e III e IV. 
B) I e IV. 
C) I, II e III.
D) II, III.

Resolução

 A afirmativa I está incorreta, pois, o esquistossomo é um platelminto e não um protozoário.
 A afirmativa II está correta.
 A afirmativa III está correta.
 A afirmativa IV esta incorreta, pois quem faz a ingestão dos ovos é o caramujo.

Resposta: D) II, III.

Questão 10

Na figura 1 considere um fragmento com uma árvore matriz com frutos (M1) e outras cinco que produziram flores, sendo consideradas apenas provedoras de pólen em potencial (DP1, DP2, DP3, DP4 e DP5). Foi excluída a capacidade de autopolinização da árvore. Os genótipos das matrizes, sementes (S1, S2, S3 e S4) e prováveis fontes de pólen foram obtidos pela análise de dois lócus (loco A e loco B) de marcadores, amostrados em perfil eletroforético para os lócus (Figura 2). Aqueles indivíduos que apresentarem uma banda (alelo) no gel são considerados homozigotos para tal locus. Aqueles que apresentarem duas bandas (alelos diferentes) são heterozigotos.

FIGURA 1


FIGURA 2

COLLEVATTI, R. G.; TELLES, M. P. de.; SOARES, T. N. Dispersão do Pólen entre pequizeiros: uma atividade para a Genética do Ensino Superior. Genética na Escola, v.8, n.1, 2013, p. 18-27. (Adaptado).

Qual foi a doadora de pólen para a progênie S2? 

A) DP2. 
B) DP1. 
C) DP5. 
D) DP4.

 Resolução

No loco A e B a progênie S2 apresenta o mesmo alelo (2) da DP2.

Resposta: A) DP2

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Jackeline Bianc

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4 comentários:

  1. Nao entendi a resolução da número 10

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    1. Olá, a questão 10 pede que você ache o doador de pólen da progênie S2, então você vai observar nos 2 locos qual genótipo é parecido com ela. Analisando as tarjas, vê-se que o único alelo que mantêm igual da S2 é o DP2. Ou seja, o DP2 foi doador, porque, possui o mesmo genótipo.
      A resposta foi esclarecedora? Se tiver ainda dúvida, pode perguntar de novo.

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  2. Muito obrigada, foi de grande ajuda.

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  3. Muito obrigada, foi de grande ajuda.

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