Vestibular 2015: Questões Resolvidas Discursivas de Biologia



Questão 1

A figura representa esquematicamente o estágio de nêurula de um embrião de cordado. Os folhetos embrionários estão representados pelos números de 1 a 3 e as estruturas A, B, C e D são oriundas do desenvolvimento e diferenciação dos folhetos embrionários.


A) Indique a letra e o nome da estrutura que desaparece no decorrer do desenvolvimento embrionário dos mamíferos, dando lugar à coluna vertebral.
B) Indique os números e os nomes dos folhetos embrionários que dão origem, respectivamente, às células intestinais e às células neurais, nos mamíferos adultos.
C) Indique a letra e o nome da estrutura onde ficarão alojados os futuros órgãos do animal. Tal estrutura origina-se a partir de qual folheto embrionário?

Resolução

 Nessa questão vemos embriologia e gastrulação. Pra conseguir responder as perguntas é necessário analisar os folhetos embrionários e o que eles formam. No terceiro desenho temos a camada de dentro chamada de mesoderme, (1), e a endoderme, (2); e na camada de fora, temos a ectoderme (3). No primeiro desenho a placa neural, em roxo, já está formada, mas ela é gerada pela ectoderme. Então no último desenho temos demonstrado pela letra A, o canal neural, que também forma a letra C, a notocorda. Vemos que, a mesoderme forma a letra B, que é o celoma e a endoderme forma a D, que é o intestino.

Resposta: 

A) Letra C, notocorda.
B) 2. Endoderme que forma o intestino e 3. Ectoderme que forma o canal neural.
C) Letra B, celoma, origina-se da mesoderme.

Questão 2

 Os casos de sarampo nos Estados Unidos chamam atenção para os direitos dos grupos antivacinação. Com o aperfeiçoamento e a popularização das imunizações, ele foi controlado na maioria dos países. Em dezembro do ano passado, no entanto, o sarampo ressurgiu. Até agora, no total, 121 pessoas foram identificadas com a doença. A origem do surto está associada ao crescente espaço conquistado por grupos adeptos do movimento antivacinação, avessos à imunização.

A) Qual é o agente etiológico e a forma de transmissão da doença em discussão pelo grupo adepto do movimento antivacinação?
B) Descreva o mecanismo da imunização contra a doença por meio de vacina.
C) Agentes de saúde afirmam que apenas os lactentes cujas mães já tiveram sarampo ou foram vacinadas possuem, temporariamente, anticorpos que conferem imunidade, geralmente ao longo do primeiro ano de vida. Por que isso é possível?

Resolução

 O sarampo é uma doença causada pelo vírus Morbillivirus, e é transmitida por secreção do nariz e da boca ao tossir, respirar ou falar. Não existe tratamento, mas pode ser prevenida com vacina por imunização ativa (vírus vivos). No caso das mães que tiveram a doença ou que receberam a vacina, foi comprovado que o bebê recebe esses anticorpos por meio da placenta e ficam com imunidade até no máximo um ano de idade, pois não gera memória imunológica nesse caso.

Resposta:

A) O agente etiológico é o vírus e a forma de transmissão é via oral e nasal ao tossir, espirrar, falar ou respirar.
B) O mecanismo da vacina é uma imunização ativa, quando é injetado antígeno, induzindo o corpo a produzir anticorpos e gerando memória imunológica.
C) Porque é passado anticorpos de mãe pra filho pela placenta ou colostro.

Questão 3

 Em uma aula de Biologia intitulada Diversidade das plantas, o professor destacou o Parque Ecológico Estadual Intervales, no estado de São Paulo, por integrar um dos mais significativos trechos protegidos de Mata Atlântica e em que aparecem inúmeras espécies representantes dos diferentes grupos vegetais. Sendo assim, informou algumas características: Plantas que produzem frutos, dentro dos quais estão as sementes (A); Plantas vasculares que não produzem sementes (B); Plantas sem tecidos condutores de seiva (C) e as que se caracterizam por apresentar sementes nuas (D)

A) No decorrer da evolução qual é a sequência temporal de aparecimento dos grupos de plantas A, B, C e D no ambiente terrestre? 
B) Considere que, nesse parque, foram encontradas hepáticas, avencas e magnólias. Indique a letra e identifique o grupo vegetal desses representantes. 
C) Indique a letra e identifique o grupo vegetal em que há a presença de óvulo, ausência de ovário na flor feminina e produção de grãos de pólen. ITEM ANULADO

Resolução

 Questão bem fácil sobre botânica e a evolução das plantas. Então, vamos lembrar da ordem e característica de cada uma.
 Ordem de evolução: 
Briófitas: pequenas e vivem sobre o solo em ambientes úmidos, não vasculares (não produz seiva). Exemplo: musgos.
Pteridófitas: plantas vasculares que não possuem sementes, composto por raiz caule e folhas. Exemplo: samambaias. 
Gimnospermas: plantas vasculares, produzem sementes nuas, e são espermatófitas. Exemplo: arbustos.
Angiospermas: plantas que produzem sementes protegidas por fruto, pode apresentar flores e pólen. Exemplo: magnólia.

Resposta:

A) C. Briófitas. B. Pteridófitas. D. Gimnospermas. A. Angiospermas.
B) Hepáticas são C. briófitas, avencas são B. pteridófitas e magnólias são A. angiospermas.

Questão 4

 O gráfico a seguir apresenta o efeito da luminosidade sobre as taxas de respiração e fotossíntese das plantas I e II. Cada uma delas tem diferentes necessidades quanto à exposição à luz solar, sendo uma delas umbrófita (planta de sombra) e a outra heliófita (planta de sol).



A) Qual é o ponto (A, B ou C) de compensação fótico da planta II? Justifique sua resposta. 
B) A partir de qual ponto as plantas I e II, respectivamente, conseguem acumular matéria orgânica que poderá ser disponibilizada para os níveis tróficos dos consumidores? Justifique sua resposta. 
C) Como as plantas I e II podem ser classificadas, respectivamente, quanto à exposição à luz solar? Justifique a classificação dada a partir do ponto de compensação fótico das plantas. 

Resolução

 Questão bem elaborada sobre fotossíntese. No enunciado já fala sobre a classificação das plantas como umbrófitas (precisam de pouca luminosidade) e heliófitas (muita luminosidade). Para a fotossíntese, existe uma taxa de luminosidade chamada de Ponto de Compensação Fótico, que é representada no gráfico pela linha retilínea. Quanto maior a luminosidade, maior a matéria orgânica gerada pela planta.

Resposta:

A) O ponto de compensação fótico da planta II é a letra A, (é quando ela chega na linha retilínea) pois a intensidade é igual a respiração celular, assim, o oxigênio liberado é consumido na respiração celular. 
B) Respectivamente, os pontos B e A, pois a produção de compostos orgânicos é superior ao consumo, liberando matéria orgânica pro consumidor.
C) Planta II é umbrófita, pois precisa de menos energia luminosa e a planta I heliófita, pois preciso de mais energia luminosa.

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Jackeline Bianc

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