Resumo: Ciclos Biogeoquímicos





  Ciclos Biogeoquímicos: 

Água, Carbono e Nitrogênio


  Os ciclos biogeoquímicos são a movimentação de compostos químicos pelo planeta. Por estar em movimento, os elementos ora estão em ambiente físico e ora estão em ambiente orgânico. Bio = orgânico, geo = físico e químico = elemento químico. 

Ciclo da Água

  

A maior parte da água que está nos oceanos evapora pra atmosfera e condensa. Depois volta pro oceano em forma de precipitação. Só que não é 100 % que volta. Parte dela é levada pelos ventos pro continente e a precipitação ocorre em outros lugares, em forma de chuva ou neve. Também é responsável pelos lençóis freáticos (água acumulada no solo). Outra parte dessa água que foi consumida por organismos, volta pela evapotranspiração, ou seja, pela respiração ou transpiração.

Curiosidade: o Brasil é o país que tem a maior quantidade de água doce do mundo, mas a nossa água não é limpa. Além disso, a água mineral que tomamos é composta por nitrato que é um fertilizante usado na agricultura e em excesso, provoca câncer. 

Ciclo do Carbono


 O carbono constrói organismos e a forma mais utilizada é o dióxido de carbono (CO2). Muitos indivíduos não conseguem separar o carbono do oxigênio pra formar outros organismos, apenas as plantas pela fotossíntese.

As plantas absorvem o gás carbono e usam ele na composição da glicose. Os indivíduos que não fazem fotossíntese precisam comer as plantas pra conseguir carbono. E quando outro animal se alimenta desse herbívoro, o carbono passa pra ele, formando a cadeia alimentar.
O carbono é devolvido pra atmosfera na forma de respiração e quando alguma planta é queimada. 
Se algum organismo morrer com o carbono dentro de si e for numa área de pouco oxigênio, eles vão fossilizar. Quando essa matéria fossilizada é queimada, há a produção de energia, por exemplo, na queima do petróleo. E quando isso ocorre, o carbono é jogado na atmosfera, porém, é uma quantidade alta de carbono, e não tem plantas o suficiente pra pegar esse carbono. Então, esse carbono retem calor na atmosfera, provocando o aquecimento global. 

Curiosidade: existe um termo conhecido como sequestro de carbono. É chamado assim, porque, se você plantar uma árvore (por exemplo) com uma taxa alta de fotossíntese, ela "sequestra" uma quantidade grande de CO2. 

Ciclo do Nitrogênio

 Essa questão caiu no Vestibular 2014.

   O nitrogênio é uma substância importante pros seres vivos, pois, está presente na formação de aminoácidos, proteínas e DNA (base nitrogenada).




O nitrogênio não é utilizado de forma direta pelos seres vivos. Ele depende do processo de radiação ou fixação. A fixação ocorre quando uma bactéria ou cianobactéria, que vive no solo ou associada á plantas, transformam o N2 atmosférico em amônia (NH3). Essa amônia é transferida pra planta que a utiliza na síntese de aminoácidos e nucleotídeos. A amônia das bactérias que vivem no solo, é transformada em nitrito e depois em nitrato, pela ação das bactérias nitrificantes. Elas utilizam a energia da nitrificação na síntese de substâncias orgânicas.
Exemplo: amônia + oxigênio → nitrito
6CO2 + 6H2O → C6H12O6 + 6O2
                   (glicose)
O nitrato liberado pelo meio é absorvido pelas plantas e o nitrogênio é utilizado na síntese de aminoácidos e nucleotídeos. Os animais pegam na alimentação. As excretas nitrogenadas ureia e ácido úrico são transformados em amônia por bactérias e fungos decompositores. E segue o ciclo  sendo transformado em nitrito e nitrato por bactérias nitrificantes ou desnitrificantes que vira nitrogênio e volta pra atmosfera.


Exercícios

1. (PUC-RS) Sabe-se que a fixação do nitrogênio atmosférico constitui uma reação química importantíssima para a manutenção da vida em nosso planeta. Esse tipo de atividade química pode ser encontrado em:

a) bactérias e cianofitas.
b) fungos e mixofitos.
c) pirrofitas e diatomáceas.
d) mixofitos e algas.
e) fungos e algas.

2. (ENEM) O Sol participa do ciclo da água, pois além de aquecer a superfície da Terra dando origem aos ventos, provoca a evaporação da água dos rios, lagos e mares. O vapor da água, ao se resfriar, condensa-se em minúsculas gotinhas, que se agrupam formando as nuvens, neblinas ou névoas úmidas. As nuvens podem ser levadas pelos ventos de uma região para outra. Com a condensação e, em seguida, a chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessa água evapora retornando à atmosfera, outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios e lagos. Esse processo é chamado de ciclo da água.
Considere, então, as seguintes afirmativas:

I. a evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos.
II. a vegetação participa do ciclo hidrológico por meio da transpiração.
III. o ciclo hidrológico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera.
IV. a energia gravitacional movimenta a água dentro do seu ciclo.
V. o ciclo hidrológico é passível de sofrer interferência humana, podendo apresentar desequilíbrios.

a) somente a afirmativa III está correta.
b) somente as afirmativas III e IV estão corretas
c) somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
d) somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
e) todas as afirmativas estão corretas.

3. (Vunesp-SP) O ciclo do carbono na natureza pode ser representado, simplificadamente, da seguinte maneira.



  Os números de 1 a 5 indicam, respectivamente:

 a) Fotossíntese, nutrição, respiração, combustão e morte;
 b) Respiração, nutrição, fotossíntese, morte e respiração;
 c) Nutrição, combustão, fotossíntese, morte e respiração;
 d) Fotossíntese, combustão, respiração, morte e nutrição;
 e) Fotossíntese, respiração, nutrição, combustão e morte.

Respostas: (selecione a tarja verde)

1. Letra A
2. Letra D
3. Letra A
Google +

Jackeline Bianc

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário