Resumo: Fluxo de energia nos ecossistemas



  O fluxo de energia nos ecossistemas trata-se de como a energia se comporta na natureza. Esse fluxo é dividido em Cadeias alimentares e Teias alimentares.

   Níveis Tróficos = posições em que a energia ocupa no ecossistema.
   Diferença entre cadeia e teia alimentar: cadeia alimentar = existe apenas uma direção no ecossistema e teia alimentar = existem várias direções.

 A energia que suporta todos os ecossistemas é a energia solar, mas nem todos os organismos conseguem capturá-la e transformá-la em alimento. Apenas os seres autótrofos conseguem reverter energia solar em alimento. Portanto, o primeiro nível trófico são desses seres e esse nível é chamado de produtor. O organismo que come o produtor é chamado de consumidor primário, quer dizer que, esse organismo não faz fotossíntese, ele é um ser heterótrofo e também é herbívoro. O indivíduo que se alimenta do consumidor primário, é consumidor secundário, que por acaso, não é herbívoro e sim, carnívoro. Dessa forma, o produtor ocupa o 1º nível trófico, o consumidor primário ocupa o 2º nível trófico, o consumidor secundário ocupa o 3º nível trófico e assim por diante.

Exemplo de Cadeia Alimentar
Exemplo de Teia Alimentar


  Conforme a energia é sendo passada de nível pra nível, vai diminuindo. A energia se perde ao longo da cadeia alimentar, por isso, não existe cadeias alimentares muito grandes, pois, não existiria energia suficiente ou não existiria energia pro organismo sobreviver.
  Depois de todos os consumidores, existe os decompositores, que reciclam a matéria orgânica. Por exemplo, eles aproveitam a matéria orgânica contida nas fezes do animal.
  O fluxo de energia é unidirecional, ou seja, não se renova, mas a matéria orgânica é cíclica em constante renovação.
  Há também a possibilidade dos decompositores ocuparem o lugar do consumidor, como por exemplo: planta morta → fungo (decompositor) → formiga


 Questão UFU

   Assinale a alternativa correta.

a) Os heterótrofos são organismos fotossintetizantes que se utilizam dos autótrofos, decompositores e detritívoros para sua alimentação, reciclando o sistema.
b) As plantas constituem a base das cadeias alimentares, são consumidores primários, que se utilizam de água e sais minerais para produzir tecidos através da fotossíntese.
c) Predador de topo é o animal que se instala no alto de uma região, sendo, em geral, um bom caçador, pois possui uma visão privilegiada da área de caça.
d) Um passarinho, ao predar uma lagarta de borboleta, é considerado um consumidor terciário, pois a planta é o primário e a lagarta o secundário.
e) A base das cadeias alimentares é formada pelos organismos produtores, seres autótrofos, fotossintetizantes, muito abundantes na Terra.

Questão FUVEST

   Qual das alternativas distingue organismos heterotróficos de organismos autotróficos?

a) Somente organismos heterotróficos necessitam de substâncias químicas do ambiente.
b) Somente organismos heterotróficos fazem respiração celular.
c) Somente organismos heterotróficos possuem mitocôndrias.
d) Somente organismos autotróficos podem viver com nutrientes inteiramente inorgânicos.
e) Somente organismos autotróficos não requerem gás oxigênio.


Gabarito: (selecione o marcador cinza)
Questão UFU letra e
Questão FUVEST letra d

Google +

Jackeline Bianc

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário