Resumo: Aparelho Reprodutor Masculino

    

    O aparelho reprodutor do homem produz gametas por meio da gametogênese (veremos mais pra frente), esses gametas são os espermatozoides. Esses espermatozoides são reproduzidos nos túbulos seminíferos que ficam nos testículos. Os testículos encontram-se dentro do saco escrotal. O saco escrotal é responsável por proteger os testículos, pois, eles precisam da temperatura de 33º pra reproduzir os espermatozoides, esse processo é chamado de termorregulação. O corpo humano tem a temperatura de 36,5º, assim, a termorregulação faz com que o saco escrotal diminua e se aproxime do corpo no frio, e no calor a ação é inversa. Nos túbulos seminíferos, também há a produção do hormônio masculino, a testosterona, hormônio importante pra o desenvolvimento dos tecidos reprodutores, próstata e testículos.


   No epidídimo que fica junto do testículo, acontece a maturação dos espermatozoides, adquirindo movimentação, ou seja, os flagelos. Após isso, os espermatozoides passam pelo canal deferente, passando pela vesícula seminal, onde são nutridos.
   A próstata tem a função de proteger os espermatozoides, ela joga um líquido que vai proteger contra  a acidez da vagina. Os espermatozoides, por fim, chegam na uretra. A uretra, então, tem a função de reprodução e também de excreção. O sêmen que é liberado é, portanto, os espermatozoides + líquido da próstata + líquido da vesícula seminal.
    Existe também a glândula bulbouretral que lubrifica a uretra pra tirar a acidez da urina.
   A vasectomia é a cirurgia que corta os canais deferentes, prendendo os espermatozoides no epidídimo, pra não ocorrer a fecundação.

Exercícios


1. (UniFMU-SP) O caminho dos espermatozoides produzidos nos testículos é:

a) Próstata, vesícula seminal e uretra;
b) Túbulos seminíferos, epidídimo, canal deferente e uretra;
c) Túbulos seminíferos, próstata e vesículas seminais;
d) Epidídimo, túbulos seminíferos, uretra e canal deferente;
e) Canal deferente, túbulos seminíferos e uretra.


2. (FGV-SP) Associe as estruturas abaixo relacionadas com a função realizada por cada uma:

1. Túbulos seminíferos
2. Epidídimo
3. Células intersticiais do testículo
4. Hipófise

( ) local de produção de espermatozoides

( ) local de armazenamento de espermatozoides

( ) local de produção do hormônio sexual masculino

( ) local de produção do hormônio gonadotrófico

a) 1, 2, 3, 4
b) 2, 3, 4, 1
c) 3, 4, 1, 2
d) 4, 3, 2, 1
e) 2, 1, 4, 3


3. (UFJF-MG) Durante o ano de 1998, uma nova droga foi lançada no mercado, ficando famosa mundialmente pelo fato de atuar com êxito na impotência masculina. O Viagra prolonga os efeitos do GMPc (guanosina monofosfato cíclico), substância química liberada no pênis, sob estimulação nervosa, e responsável pelo relaxamento muscular e dilatação das artérias do tecido erétil. Este tecido, que possui baixos níveis de GMPc em homens com impotência fisiológica, recebe, assim, fluxo sanguíneo adequado para permitir e manter a ereção, estando localizado em estruturas conhecidas como:

a) Glândulas bulbouretrais
b) Canais deferentes
c) Ducto ejaculatório
d) Corpos cavernosos


Respostas: (selecione a tarja amarela)

1. letra B
2. letra A
3. letra D
Google +

Jackeline Bianc

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário