Questão 1
Os organismos compartilham com o ambiente os elementos químicos de que
necessitam, mas esses elementos sempre retornam para a natureza. O processo de retirada
e devolução ao meio constitui os ciclos biogeoquímicos. A figura a seguir representa um
desses ciclos.
A) Nesse ciclo, encontramos planta que possui, em suas raízes, nódulos causados por
bactérias. Como se denomina essa relação ecológica? Explique o que ocorre nessa
interação, destacando as vantagens para os organismos envolvidos.
B) Descreva de que maneira o animal e as plantas, representados na figura, obtêm
nitrogênio para a realização de seus processos biológicos.
C) Um produtor agrícola, por um tempo prolongado, cultivou uma plantação em sua
propriedade que desencadeou a escassez de compostos nitrogenados representados
nesse ciclo. Dessa forma, utilizou de uma estratégia natural clássica para modificar
esse quadro, evitando o uso de adubos químicos. Defina e descreva a técnica utilizada
pelo produtor.
Resolução
No meio ambiente, encontramos várias relações ecológicas, como por exemplo: canibalismo, mutualismo. Pra poder saber nessa imagem qual é a relação ecológica, temos que observar um ponto importante: é um ciclo. Se é um ciclo, quer dizer que nem as plantas e nem as bactérias estão tentando competir uma com a outra. Podemos observar também que as bactérias trazem benefícios pra planta e vice-versa, quer dizer que é uma relação harmônica em que as duas se beneficiam. Chamamos isso de simbiose, mas esse conceito é indefinido, pois, quando a relação é obrigatório entre os organismos, passa a ser mutualismo e se for facultativa, passa a ser protocooperação.
Resposta:
A) Simbiose. Relação harmônica, onde os dois organismos se beneficiam. Com relação ao que ocorre nesta interação, as bactérias fixam o nitrogênio do ar,
reduzindo-o a amônia, a qual é absorvida pelas plantas. Já as plantas fixam o carbono da
atmosfera (através da fotossíntese) e o repassa às bactérias por meio de substâncias
orgânicas.
Os dois organismos beneficiam-se na obtenção mútua de nutrientes.
B) Os nitratos formados pelo processo de nitrificação são absorvidos pelas plantas e transformados em compostos carbonados para produzir aminoácidos e outros compostos orgânicos de nitrogênio. Os animais obtêm o nitrogênio na forma de compostos orgânicos (carboidratos e
proteínas) a partir dos alimentos que consomem.
C) Adubação natural. O agricultor passou a usar o método de adubação natural que ocorre o
acréscimo de matéria orgânica em decomposição, utilizadas para a recuperação de solos
pobres em nitrogênio, por serem ricos em compostos nitrogenados, especialmente ureia.
Questão 2
Os gráficos a seguir mostram as alterações nos níveis de diferentes hormônios,
gonadotróficos e esteroides no sangue durante o ciclo menstrual.
A partir da análise dos gráficos, faça o que se pede.
A) Quais são, respectivamente, os hormônios representados pelas curvas A, B, C e D?
B) Em um diagnóstico de uma mulher, após a menopausa, quais curvas terão uma queda
nos níveis hormonais, na condição de ausência de reposição hormonal? Justifique sua
resposta.
Resolução
Hormônios no ciclo menstrual:
GnRH - hormônio liberador da gonadotropina. O GnRh atua sobre a hipófise e ali ativa a produção de outros hormônios: o folículo-estimulante e o luteinizante.
FSH - através da corrente sanguínea, o FSH chega nos ovários, onde estimula o amadurecimento dos óvulos.
LH- regula a secreção de progesterona e controla o amadurecimento dos folículos, a ovulação – determina quando o óvulo mais maduro deve romper o folículo e sair do ovário.
Estrogênio - o estrogênio, assim como o FSH, também estimula o amadurecimento dos óvulos.
Progesterona - dentro do ovário, o folículo de onde o óvulo saiu se transforma no corpo lúteo. O corpo lúteo funciona como uma estrutura endócrina temporária que produz o hormônio progesterona.
Entenda o ciclo nessa imagem:
Uma mulher quando está entrando em menopausa vai parando de ovular, interrompendo o ciclo menstrual.
Resposta:
A) A- LH, B- FSH, C- estrogênio, D- progesterona.
B) A mulher em menopausa não produz estrogênio e progesterona, pois, ela vai parando de ovular, interrompendo o ciclo menstrual.
Questão 3
Um homem de grupo sanguíneo B heterozigoto e fator Rh positivo também
heterozigoto, casou-se com uma mulher do grupo sanguíneo A heterozigoto e fator Rh
negativo.
A) Calcule as proporções genotípicas e fenotípicas dos filhos desse casal.
B) Considerando que este casal esteja esperando seu segundo filho e que o primeiro
tenha o fator Rh positivo, é possível esta segunda criança apresentar eritroblastose
fetal? Justifique sua resposta.
Resolução
Nessa questão sobre o Sistema ABO, pede que você cruze um pai com sangue B+ duplamente heterozigoto e uma mãe com sangue A- heterozigota. Sendo assim, temos que separar os grupos sanguíneos:
Se o pai é do grupo B e heterozigoto (alelos diferentes), quer dizer que ele é IBi e se ele tem Rh positivo, ele é Rr. A mãe é IAi e por ser negativa, ela é rr.
Nesse cruzamento, conforme a Segunda Lei de Mendel, iremos separar as possibilidades:
Pai: Mãe:
IB R IAr
IB r ir
iR
ir
No quadro de Punnett:
IA r ir
IB R IAIB Rr IBi R r
IBr IAIB rr IBi rr
iR IAi Rr iiRr
ir IAi rr iirr
A eritroblastose fetal é quando os anticorpos da mãe mata os hemácias do filho. No caso do fator Rh negativo, ele possui anticorpos contra o positivo, porém ele precisa ser ativado. Assim, se o primeiro filho nasce positivo, ele não vai ter a doença mas ele vai ativar esses anticorpos. Se a mãe tiver um segundo filho positivo, os anticorpos dela vão atacar as hemácias do filho, fazendo com que ele nasça com a doença.
Resposta:
A) Genótipos: Fenótipos:
1/8 IAIB Rr : AB+
1/8 IAIB rr : AB-
1/8 IAi Rr : A+
1/8 IAi rr : A-
1/8 IBi Rr : B+
1/8 IBi rr : B-
1/8 iiRr : O+
1/8 iirr : O-
B) Sim, pois, o primeiro filho ativou os anticorpos da mãe.
Questão 4
O esquema abaixo representa um embrião de vertebrados com seus anexos
embrionários
A) Indique a letra e identifique o anexo embrionário que representou uma conquista para
os vertebrados que se desenvolvem fora da água, permitindo-lhes lubrificação e
proteção ao dessecamento.
B) Qual é a classificação desse ovo, durante o desenvolvimento embrionário, em relação
à quantidade e à distribuição de recursos nutritivos? Indique a letra e identifique o
anexo embrionário que armazena o material nutritivo.
C) Indique a letra e identifique os anexos embrionários que, nos mamíferos placentários,
são reduzidos/atrofiados, cujas funções são exercidas pela placenta.
Resolução
Nessa questão, fala sobre os anexos embrionários, é importante saber quais são e quais suas funções.
No caso dos vertebrados, como mostra na figura, junto ao embrião temos o saco vitelínico (a), esse anexo armazena vitelo, ou seja, nutrientes. No outro anexo, temos o alantoide (d) que é responsável por armazenar as excretas do embrião ao longo da gestação. O anexo que envolve o embrião (c) é o âmnio que protege o embrião contra desidratação, por conter água, e absorve choques mecânicos. Essa estrutura é muito importante para os vertebrados, pois, eles não precisam da água externa pra se desenvolverem, conquistando a independência da água, podendo viver no meio terrestre. E o último anexo embrionário é aquele que envolve os outros anexos (b) garantindo proteção e trocas gasosas. No caso dos mamíferos, os anexos são os mesmos, porém, o saco vitelínico é pobre de nutrientes, pois, o embrião troca os nutrientes com a mãe e o alantoide é reduzido, ou seja, a maioria das excretas vão pra mãe na troca de nutrientes.
Resposta:
A) Letra C, âmnio.
B) Por esse ovo ter uma grande reserva de nutrientes (vitelo), ele pode ser megalécito ou telolécito. O material nutritivo fica na letra A, saco vitelínico.
C) Letras A e D.
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