O que é radiação?
A radiação é a energia que se propaga a partir de uma fonte emissora através de qualquer meio, ou seja, uma energia em trânsito.
Quais são os tipos de radiação?
A radiação pode-se apresentar em forma de partícula atômica tais como partículas alfa e beta ou em forma de energia, representada por gama. E podemos frisar que, independente do tipo de radiação, ela interage com corpos, depositando neles energia.
Pra facilitar, montei uma tabela com a diferença entre esses tipos:
Radiação ionizante x Radiação não ionizante
A radiação ionizante é aquela capaz de arrancar um elétron de átomo, se tiver energia maior do que a de ligação dele ao átomo. Então, as partículas alfa e beta vão ionizando quem estiver na sua frente até perder toda sua energia. Das ondas eletromagnéticas, apenas raios gama e X são consideradas radiações ionizantes, pois possuem energia suficiente. Para ser ionizante, na radiobiologia, considera-se um valor acima de 10 eV. (Elétron-Volt)A radiação não ionizante é aquela que não possui energia o suficiente para arrancar elétrons e é pouco penetrante. Esses elétrons seriam dos principais átomos que constituem o corpo humano, como o hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio. Exemplo: raios ultravioleta.
Mas quais são as fontes dessa radiação?
As fontes consideradas naturais, provém do cosmos e radionuclídeos, mas também podem ser produzidas artificialmente, por reatores nucleares, aceleradores de partículas e tubos de raios X.Como essa radiação age no nosso corpo?
Existem 2 tipos de mecanismos:Mecanismo direto: é aquele que a radiação atinge diretamente o DNA.
Mecanismo indireto: é aquele que a radiação atinge as moléculas de água (lembre-se que o corpo humano é composto por 70% de água) que consequentemente atingem as moléculas de DNA.
Em breve posts sobre os maiores acidentes radiológicos.
0 comentários:
Postar um comentário