Impactos Ambientais
A poluição é o desequilíbrio causado pelo homem em um ecossistema. Existem três tipos de poluição: atmosférico, água e solo.
Poluição Atmosférica:
- Aquecimento Global: a principal causa é a queima de combustível fóssil (gasolina, oléo e diesel, gás natural). Causado pela emissão de CO2 na atmosfera e retem calor, tendo aumento de temperatura do planeta. O metano (liberado pelo lixo, arroto de boi, por causa dos fertilizantes) também contribui pra poluição do ar.
- Chuva Ácida: os combustíveis fósseis emitem pra atmosfera óxidos nitrosos e óxidos de enxofre que, em contato com o vapor da água, forma a chuva ácida. Essa chuva prejudica a agricultura.
Poluição da Água
- Assoreamento: depósito de segmentos num rio, lago, diminuindo o volume da água.
- Térmica: as indústrias jogam substâncias com temperatura elevada e a dissolução de oxigênio é prejudicada, assim, os organismos que precisam de oxigênio são prejudicados.
- Maré Negra: causada pelo petróleo, forma uma camada negra em cima da água, impedindo a entrada de luz solar, lesando os organismos, principalmente o fitoplâncton que é a base de cadeia alimentar, prejudicando o resto dessa cadeia. Essa camada também prejudica a dissolução do oxigênio.
- Eutrofização: aumento da quantidade de fezes na água. As bactérias aumentam e consomem muito oxigênio (prejudicando os outros organismos que precisam desse oxigênio). As algas também aumentam, formando uma camada na superfície e impedem outros organismos de receberem luz.
Poluição do Solo:
- Lixo: o lixo produz uma substância tóxica que infecta o solo.
- Pesticidas: não são biodegradáveis, acumulam nos organismos e não são eliminados. Pode causar câncer e deformação em seus descendentes.
Exercícios
1. (UFPB-2010) A chuva ácida é um fenômeno causado, sobretudo, pelas emissões resultantes da queima de combustíveis fósseis. O dióxido de enxofre, lançado no ar por algumas indústrias, e o óxido de nitrogênio, provenientes de diversos combustíveis fósseis e dos veículos motorizados, combinam-se com o hidrogênio na atmosfera e transformam-se em ácido sulfúrico e em ácido nítrico.
Considerando as informações, é correto afirmar que, no Brasil, o fenômeno das chuvas ácidas é
a) inexistente, pois a matriz energética brasileira é proveniente da energia hidráulica, considerada limpa por não causar danos ambientais.
b) irrelevante, pois a maior parte da frota automobilística brasileira é movida a álcool, combustível livre de gases que causam as chuvas ácidas.
c) intenso em algumas áreas, principalmente nos polos siderúrgicos, devido à utilização maciça de carvão mineral.
d) inexistente, pois o carvão mineral utilizado para a geração de energia elétrica é pouco poluente por apresentar baixo teor de gases que provocam as chuvas ácidas.
e) intenso nos grandes centros urbanos, devido ao aumento expressivo da frota de carros bicombustíveis.
2. (UDESC) O movimento ambientalista teve seu início marcado por uma sequência de catástrofes ambientais, algumas ligadas diretamente a ações antrópicas, outras como consequência natural dos fenômenos da natureza. Assinale a alternativa que exemplifica catástrofes ambientais de origem antrópica.
a) Acidente com o Césio 137, Mal de Minamata, Bomba de Hiroshima e Nagasaki, Acidente nuclear em Chernobyl, Furacão e Terremoto no Japão.
b) Acidente com o Césio 137, Tsunami, Bomba de Hiroshima e Nagasaki, Acidente nuclear em Chernobyl.
c) Acidente com o Césio 132, Mal de Osório, Bomba de Hiroshima e Nagasaki, Furacão Catarina.
d) Acidente com o Césio 137, Mal de Minamata, Bomba de Hiroshima e Nagasaki, Acidente nuclear em Chernobyl.
e) Acidente com o Césio 132, Mal de Minamata, Furacão Catarina, Furacão Katrina, Terremoto no Japão.
3. (UDESC) O termo poluição deriva do latim poluere, que significa sujar. Poluição é qualquer alteração provocada no meio ambiente, que pode ser um ecossistema natural ou agrário, um sistema urbano ou até mesmo, em microescala, o interior de uma casa. Sobre a poluição do ar é correto afirmar, exceto:
a) A poluição do ar é resultado do lançamento de enorme quantidade de gases e materiais particulados na atmosfera, seja de gases que já a compõem, causando um desequilíbrio nas proporções; ou de gases estranhos a ela, como é o caso do dióxido de enxofre, dos óxidos de azoto e do monóxido de carbono.
b) Os principais responsáveis pela poluição do ar, nas cidades, são os transportes, as instalações industriais, as centrais termelétricas, as instalações de aquecimentos, entre outros. c
c) O monóxido de carbono é um gás que em altas doses pode levar à morte por asfixia. O monóxido de carbono reduz a oxigenação do cérebro, provocando, também, dores de cabeça, vertigens e perturbações sensoriais.
d) A poluição do ar causa problemas respiratórios, alergias e doenças crônicas como asma e bronquite.
e) A poluição do ar atinge somente as cidades industrializadas, mesmo assim, hoje em dia, já não é mais um problema tão grave, se comparado às chuvas ácidas.
Respostas: (selecione a tarja verde)
1. Letra C
2. Letra D
3. Letra E
A resposta da 2 é D
ResponderExcluir